O que é alergia ao calor?
A alergia ao calor, conhecida como urticária colinérgica, é uma reação do sistema imunológico que se manifesta na pele. Essa condição ocorre quando o corpo reage ao aumento da temperatura, resultando em manchas vermelhas e pequenas bolhas em áreas onde há suor excessivo, como nas dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos, axilas e pescoço.
Além das erupções cutâneas, é comum que a pele fique avermelhada e coce bastante. Tentar amenizar o desconforto coçando pode resultar na formação de placas mais espessas nessas regiões afetadas.
Existe alergia ao calor
O calor, por si só, não causa alergias, mas desencadeia processos físicos que resultam em reações alérgicas. Em dias quentes, nosso corpo transpira para regular a temperatura interna, esse mecanismo é natural.
No entanto, quando a produção de suor é excessiva e os poros estão obstruídos, podem ocorrer reações alérgicas. Nessas condições, o suor não consegue evaporar adequadamente e permanece em contato prolongado com a pele causando irritação.
Quais são os sintomas da alergia ao calor?
Os sintomas da alergia ao calor incluem erupções na pele que se manifestam como pequenas bolhas vermelhas e coceira intensa. Essas erupções aparecem logo após o aumento da temperatura do corpo e duram de alguns minutos a várias horas.
Além das erupções, algumas pessoas sentem formigamento ou ardência nas áreas afetadas. A intensidade e a duração dos sintomas varia conforme a sensibilidade de cada pessoa e o grau de exposição ao calor.
Como é feito o diagnóstico da alergia ao calor?
O diagnóstico preciso da alergia ao calor começa com uma avaliação clínica por um médico dermatologista, que revisa o histórico médico e os sintomas do paciente.
Por último, testes específicos, como o teste de provocação térmica, podem ser solicitados para observar como a pele reage ao aumento controlado da temperatura corporal.
Alergia ao calor pode ser grave?
A urticária colinérgica é desconfortável, mas não é perigosa. Em casos muito raros, as reações podem ser mais graves. Por isso, quem tiver sintomas intensos deve procurar um médico.
Para a maioria das pessoas, os sintomas são controlados com ajustes no estilo de vida e medicamentos receitados por um médico.
Quais são os tratamentos disponíveis para a alergia ao calor?
O tratamento envolve geralmente o uso de antialérgicos prescritos por um dermatologista. Em casos mais graves, corticoides ou imunobiológicos são recomendados. A terapia de dessensibilização, que expõe gradualmente a pessoa ao próprio suor, também pode ser utilizada.
Além dos medicamentos, algumas medidas práticas ajudam a controlar os sintomas. Aplicar compressas frias nas áreas afetadas ajuda a aliviar o desconforto de forma rápida.
Por fim, também é aconselhável evitar saunas, banhos quentes, alimentos picantes e bebidas alcoólicas ou quentes.
Hoje somos a operadora de saúde com a maior rede de médicos, ampla abrangência nacional, cobertura para diversas especialidades médicas e planos flexíveis.
Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos planos de saúde e poder contar com uma assistência médica de alta qualidade para você e sua família.