Home

Como avaliar o custo-benefício de um plano de saúde

Duvidas gerais

9 de Agosto de 2022

Como avaliar o custo-benefício de um plano de saúde

Para levar uma vida saudável nos parâmetros atuais é indispensável se alimentar de maneira adequada, praticar exercícios físicos regularmente e é de extrema importância contar com um bom atendimento na área da saúde, seja por necessidade ou prevenção.

As opções de planos de saúde no mercado vêm crescendo, visando atender diferentes demandas dos brasileiros. A pandemia da COVID-19 demonstrou para a sociedade o quão fundamental é possuir um convênio em todos os momentos, principalmente de crise. Com isso, muitas dúvidas sobre esse tema podem surgir e é primordial entender do assunto antes de escolher o serviço ideal.

Saiba fazer a escolha certa na hora de decidir a solução ideal para você

Os preços de um plano de saúde no Brasil variam e dados recentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que mais de 49,6 milhões de brasileiros optam por um plano particular.

Um dos pontos essenciais é a acomodação que o convênio pode oferecer em caso de internação. Existem dois tipos: quarto coletivo e apartamento, que se diferem em alguns aspectos. No quarto coletivo, o paciente irá dividir espaço com um ou mais indivíduos. Já no apartamento, o quarto será de uso exclusivo do contratante. Além disso, vale ressaltar que no apartamento existe uma maior flexibilidade em relação a visitas externas, que são permitidas independentemente da idade do paciente.

Outra questão importante está ligada à coparticipação. Neste tipo de plano, o titular paga uma mensalidade menor, no entanto, contribui com um valor fixo ou percentual de participação quando utiliza procedimentos médicos. Enquanto isso, nos convênios sem coparticipação, o beneficiário paga apenas a mensalidade, em ambos os custos dos serviços prestados são cobertos pelo plano contratado conforme definido no Rol de Procedimento da ANS.

Possuir um plano com reembolso também pode ajudar quando o paciente opta por um atendimento de profissionais e clínicas não integrantes da Rede Credenciada.

Vale reforçar que planos completos costumam cobrir a totalidade dos serviços, como consultas, exames, hospitalizações e terapias, oferecendo segurança em casos de urgência ou em tratamentos, conforme o Rol de Procedimento da ANS. Logo, ao fazer a escolha por um plano privado, o beneficiário está optando também por ter um atendimento que vai complementar sua jornada de saúde e bem-estar.

A Hapvida NotreDame Intermédica conta com diversas opções para cuidar da sua saúde. Faça já a cotação do seu plano!